Só o Senhor é Deus!
 
 

Estudo pesquisado de apocalipse

ESTUDO PESQUISADO DE APOCALIPSE

 Este estudo está dividido em três partes e esta é a primeira, que contém o primeiro capítulo do livro. Trata-se de uma visão de Cristo glorificado, como está atualmente na glória.

Introdução ao estudo de Apocalipse

Parte I

REFERENTE AO SENHOR JESUS CRISTO (Cap. 1)

1Co 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

1Co 2:15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.

Que nós possamos ser homens Espirituais e entender as coisa do Espírito de Deus.

Capítulo 1

1 Neste livro estão escritas as coisas que Jesus Cristo revelou. Deus lhe deu esta revelação para mostrar aos seus servos o que acontecerá logo. Cristo enviou o seu anjo para que, por meio dele, o seu servo João soubesse dessas coisas.

O termo revelação significa literalmente no original, remover completamente, descerrar, tirar fora.

Para mostrar aos seus servos o que acontecerá logo. São eventos inevitáveis que ocorrerão aqui na terra após a subida da igreja. Estão decretados por Deus, terão que acontecer.

2 João contou tudo o que viu, e aqui está o que ele contou a respeito da mensagem de Deus e da verdade revelada por Jesus Cristo.

Autenticidade do livro. Está baseada em três testemunhos.

A palavra de Deus,
O Senhor Jesus Cristo,
E o apostolo João.


Dois testemunhos do Céu e um da terra.

3 Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão.

As três bem-aventuranças declaradas. Feliz quem e ouvi as palavras da profecia e guarda as coisas nela escritas, pois estão para acontecer.

4 Eu, João, escrevo às sete igrejas que estão na província da Ásia. Que a graça e a paz lhes sejam dadas da parte de Deus, aquele que é, que era e que há de vir; da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono 5 e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel! Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado e que governa os reis do mundo. Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados, 6 e fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém!

4e5. A saudação vinda do céu é tríplice indicando ao mesmo tempo a Trindade Santa:

da parte de Deus, aquele que é, que era e que há de vir;

da parte do Espírito Santo, os sete espíritos que estão diante do seu trono;

da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel!

Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados. Existe somente Um que nos ama assim! JESUS Ele nos amou antes mesmo de nos libertar.

7 Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão, até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente será assim. Amém!

"todos o verão" alguém pode achar isso impossível por não crerem no Deus todo poderoso. A aparição do Senhor às nações da terra será precedida do seu sinal. "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem... vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita Glória."(Mt 24:30)

"até mesmo os que o atravessaram com a lança." Isto é, seus irmãos segundo a carne, os judeus.

" Certamente será assim. Amém!" isto significa que Jesus virá para os crentes e descrentes. Quando estas coisas do apocalipse acontecerem, a igreja já estará com Jesus.

8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.

" Alfa e o Ômega" primeira e ultima letra do alfabeto grego, esta mesma expressão aparece em Ap 21:6 e 22:13, que diz o seu significado.

9 Eu sou João, irmão de vocês; e, unido com Jesus, tomo parte com vocês no Reino e também em agüentar o sofrimento com paciência. Eu estava na ilha de Patmos, para onde havia sido levado por ter anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou.

Local onde estava exilado o profeta, a desolada e rochosa ilha de patmos, situada no arquipélago, no mar mediterrâneo, ao lado da costa da Turquia.

10 No dia do Senhor fui dominado pelo Espírito de Deus e ouvi atrás de mim uma voz forte como o som de uma trombeta,

"No dia do Senhor". tratava-se do domingo, esta palavra vem do latim, dominicu significando do Senhor.

" fui dominado pelo Espírito de Deus" Situação ideal para receber revelações divinas. João, pelo poder do Espírito Santo, foi arrebatado a outras regiões terrenas e extraterrenas, onde lhe foram reveladas profundas realidades espirituais, bem como eventos futuros. Revelações que não seriam possível receber estando em circunstâncias comum desta vida.

11 que me disse: -Escreva num livro o que você vai ver e mande esse livro às igrejas que estão nestas sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. ,

Jesus entrega nova missão a João, uma grande tarefa de escrever o que via, e enviar para algumas igrejas locais, mas hoje as sete igrejas tem tudo com as de hoje.

12 Eu virei para ver quem falava comigo e vi sete candelabros de ouro.

Ele ouviu a voz do Senhor que estava de costas para ele. Naquela ilha tão solitário, o que terá passado por sua alma?

o versículo 20 deste capítulo explica o que significa os sete candeeiros, eles representam as setes igrejas do capítulo 2.

13 No meio deles estava alguém que parecia com um ser humano, vestindo uma roupa que chegava até os pés e com uma faixa de ouro em volta do peito.

Jesus foi visto deste modo por seus discípulos. (Lc 24:39,40)

Foi visto por Estevão no céu. (At 7:56)

O profeta Daniel viu um ser parecido com um homem, que vinha entre as nuvens do céu.

O tipo de veste e cinto de ouro, falam de Cristo como nosso sumo sacerdote, perante a face de Deus.

14 Os seus cabelos eram brancos como a lã ou como a neve, e os seus olhos eram brilhantes como o fogo.

Jesus aqui não é mais sacerdote e sim Juiz, com honra e pureza.

15 Os seus pés brilhavam como o bronze refinado na fornalha e depois polido, e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira.

Sob Seus pés ficarão todos os Seus inimigos, quando Ele vier.

", e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira. " É muito mais que o barulho do som dos movimentos jovens nas festas, com toda liberdade para louvar no seu próprio estilo; ou mesmo as orações coletivas e volumosas em épocas de festas.

16 Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia.

aqui temos uma posição privilegiada de um ministro de Deus.

" e da sua boca saía uma espada afiada dos dois lados" Hb 4:12 explica isto.

" O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia" isto fala da vinda de Jesus para Israel e as nações. Pois para igreja Ele virá como a resplandecente estrela da manhã.

17 Quando eu o vi, caí aos seus pés, como morto. Porém ele pôs a mão direita sobre mim e disse: -Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.

" Quando eu o vi," João viu Jesus muitos anos antes, no calvário. Naquele dia, junto à cruz, o rosto de Jesus desfigurado por tanta agressão física de Seus algozes, e Sua cabeça levava uma coroa de zombaria. Seu corpo estava cheio de dores causadas pelas dilacerações dos açoites romanos - um cruel instrumento de suplício. Agora via-O glorioso, triunfante, reluzente como o sol do meio dia.

" caí aos seus pés, como morto. " Se João que era o "discípulo amado" do Senhor, que pertencia ao Seu grupo intimo de discípulos, caiu como morto ante a majestosa visão de Cristo glorificado, que diremos dos zombadores ímpios e atrevidos, quando O virem, sem meios de escapar da Sua presença?

" Porém ele pôs a mão direita sobre mim e disse: -Não tenha medo" Aqui vemos a mão de Cristo e a palavra de Cristo sobre um de Seus servos . esta é uma sublime maneira de Cristo dizer não tenha medo Eu estou contigo .

18 Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos.

" Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos." Essa autoridade sobre a morte e mundo dos mortos, somente Ele tem, mas aos seus servos Ele entregou a autoridade, a chave do reino dos céus.(Mt 16:19)

19 Portanto, escreva as coisas que você vai ver, tanto as que estão acontecendo agora como as que vão acontecer depois.

Segundo o comentário de Armando Chaves Cohen:

v19, esta é uma divisão dada pelo Espírito Santo ao livro. Nenhum outro modo de estuda-lo surte o efeito desejado. O maior problema é arranjar a cronologia de acordo com esta divisão lógica e perfeita.

20 O sentido secreto das sete estrelas que você viu na minha mão direita e dos sete candelabros de ouro é este: As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

20 Este versículo, além de explicado está também explicando o versículo 12.

Continua: Parte II Referente À Igreja (Cap.2e3)